Radix implanta plataforma IoT para centralização de dados dos clientes de distribuidora de gás
Tecnologia fortalece estratégia comercial da empresa de gás

Imagine reunir dados de nada menos que 10 milhões de famílias, mais de 10 mil revendedores, além de 40 mil clientes industriais? A Radix desenvolveu uma plataforma IoT para ajudar uma das principais distribuidoras de gás do Brasil neste desafio, aperfeiçoando seus processos de logística, manutenção e vendas.
Por meio dos dados em tempo real e históricos dos clientes, é possível antecipar decisões e ações. Entre os exemplos, fornecer produtos para revendedores de maneira antecipada, já que, pela plataforma, é possível prever quando o cliente necessita repor o produto.
O sistema centraliza os dados de telemetria – ferramenta de medição que lê e monitora o consumo de gás – de todos esses clientes e reúne informações dos equipamentos da operação, tais como nível de tanque e nível da bateria. Além disso, a plataforma permite a configuração de regras, gerenciamento de alarmes e integração com o ERP da empresa, aumentando eficiência e segurança.
A plataforma se conecta e se comunica com diferentes interfaces, promovendo, basicamente, três formas de benefícios: armazenamento das informações em nuvem (cloud), captação de dados do campo (telemetria) e Business Inteligence para vendas/operação.
O gerente de projetos da Radix Adonis Carvalho explicou as vantagens:
– Com informações baseadas no perfil do cliente e no consumo, o sistema gera importantes ativos de vendas. A análise detalhada dos dados confere à distribuidora uma gestão de inventário mais robusta e confiável e uma grande vantagem competitiva na hora da venda, uma vez que as necessidades dos clientes podem ser antecipadas.