Notícias

Radix implanta plataforma IoT para centralização de dados dos clientes de distribuidora de gás

Tecnologia fortalece estratégia comercial da empresa de gás

G%c3%a1s %281%29

Imagine reunir dados de nada menos que 10 milhões de famílias, mais de 10 mil revendedores, além de 40 mil clientes industriais? A Radix desenvolveu uma plataforma IoT para ajudar uma das principais distribuidoras de gás do Brasil neste desafio, aperfeiçoando seus processos de logística, manutenção e vendas.  

Por meio dos dados em tempo real e históricos dos clientes, é possível antecipar decisões e ações. Entre os exemplos, fornecer produtos para revendedores de maneira antecipada, já que, pela plataforma, é possível prever quando o cliente necessita repor o produto. 

O sistema centraliza os dados de telemetria – ferramenta de medição que lê e monitora o consumo de gás – de todos esses clientes e reúne informações dos equipamentos da operação, tais como nível de tanque e nível da bateria. Além disso, a plataforma permite a configuração de regras, gerenciamento de alarmes e integração com o ERP da empresa, aumentando eficiência e segurança. 

A plataforma se conecta e se comunica com diferentes interfaces, promovendo, basicamente, três formas de benefícios: armazenamento das informações em nuvem (cloud), captação de dados do campo (telemetria) e Business Inteligence para vendas/operação. 

O gerente de projetos da Radix Adonis Carvalho explicou as vantagens: 

– Com informações baseadas no perfil do cliente e no consumo, o sistema gera importantes ativos de vendas. A análise detalhada dos dados confere à distribuidora uma gestão de inventário mais robusta e confiável e uma grande vantagem competitiva na hora da venda, uma vez que as necessidades dos clientes podem ser antecipadas.