Notícias

Ic back

14Apr

Radix e PUC-Rio desenvolvem projeto de transformação digital para FURNAS

Solução tecnológica visa melhorar a disponibilidade da malha de transmissão da empresa de energia

Puc furnas %281%29

A Radix está desenvolvendo um projeto de transformação digital para Furnas, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Proposto pela área de Tecnologia da Informação de Furnas e aprovado no Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O projeto visa a melhoraria de disponibilidade do sistema de transmissão da estatal e, com isso, proporcionar uma redução nos gastos com manutenção, além de garantir mais segurança e estabilidade ao sistema.

A Radix é responsável pela especificação, desenvolvimento e implantação da plataforma computacional em nuvem, além da construção de uma grande base de dados corporativos (datalake) a partir da coleta, armazenamento e tratamento de dados dos sistemas pré-existentes na empresa, enquanto a PUC-Rio está desenvolvendo os modelos de Inteligência Artificial (Machine Learning). Para que se torne amigável aos operadores, a Radix também está desenvolvendo dashboards para apresentação dos resultados da plataforma.

A plataforma vai permitir, também, analisar com antecedência possíveis falhas nos equipamentos e classificá-las para evitar danos futuros. Gerente do Departamento de Transformação Digital de Furnas, Ana Cláudia Rodrigues explica que se trata de um “sistema de monitoramento inteligente dos ativos de transmissão, que permitirá melhor planejamento das manutenções e consequente redução de custos”. Segundo Ana Cláudia, o projeto utiliza tecnologias de inteligência artificial para desenvolvimento de uma plataforma que poderá beneficiar outras empresas do setor elétrico.

- Basicamente, é um projeto de dados para área de transmissão de Furnas. Vamos criar e manter o ambiente no qual os modelos criados pela PUC Rio serão alimentados com as informações necessárias para funcionar de forma qualitativa, atendendo a todas as necessidades da empresa de energia - afirma Flávio Loução, gerente de P&D ANEEL da Radix.

Subsidiária da Eletrobras, Furnas atua na geração, transmissão e comercialização de energia elétrica, e está presente em 15 estados e no Distrito Federal. Integram seu sistema 21 usinas hidrelétricas, duas termelétricas e um complexo eólico, próprios ou em parceria com a iniciativa privada, além de cerca de 35 mil km de linhas de transmissão e 72 subestações.

Ao longo das últimas seis décadas, a atuação de Furnas a tornou referência para outras empresas de energia em iniciativas que visam adequar sua estrutura ao novo cenário regulatório do setor elétrico brasileiro. A companhia prioriza eficiência operacional, atuação por processos, inovação e sustentabilidade dos investimentos, além de medidas destinadas a aumentar a transparência de sua gestão.