Notícias

Radix expande atuação no setor de celulose e cria plano de desenvolvimento tecnológico para Veracel

Plano diretor inclui mapeamento de ativos OT, soluções em segurança, tecnologia e governança para os próximos 5 anos

Veracel

A Radix, empresa de tecnologia e engenharia com atuação global, firmou parceria com a Veracel Celulose, indústria localizada no Sul da Bahia, para desenvolver um Plano Diretor de Automação e Informação (PDAI). No projeto, foram levadas em consideração as novas tendências de soluções tecnológicas, as características da unidade industrial da empresa de celulose, a segurança da informação e a viabilidade das iniciativas.

O estudo elaborado pela Radix auxiliará o processo de transformação digital da Veracel nos próximos cinco anos, com foco na integração de ações de Tecnologia da Informação (IT) e de Tecnologia Operacional (OT).

No primeiro passo da parceria, a Radix realizou o assessment operacional e tecnológico da Veracel, além de um mapeamento completo de todos os ativos de OT da empresa, a fim de gerar soluções que integram as visões TIxOT e que permitam que a companhia possa atingir seus objetivos estratégicos de operações e negócios.

Para elaborar a análise detalhadamente, foram realizadas cerca de cem entrevistas com colaboradores de 17 áreas diferentes. Em um trabalho de consultoria, foram detectados os desafios e as oportunidades presentes, sendo possível traçar as iniciativas prioritárias para alcançar metas e objetivos. O projeto prevê melhorias em segurança, automação, tecnologia da informação e nos processos de governança.

- É muito satisfatório quando vemos que a empresa está interessada em fazer o processo de transformação digital de maneira planejada e funcional. Para alcançar um grau de maturidade tecnológica de forma sustentável, é preciso pensar no longo prazo, focando em transformar essa necessidade em uma solução viável e segura - afirma Barbara Yuri de Oliveira, gerente da Radix.

Ainda segundo Barbara, o projeto tem sido fundamental para entendimento dos processos atuais da Veracel, sendo possível identificar os pontos que exigem uma avaliação de atuação prioritária, por gerarem um risco maior aos sistemas em uso.

- Procurávamos um parceiro, não apenas um fornecedor! Isso contribuiu para que todo processo ocorresse da melhor forma possível, com bastante sinergia entre a área de IT e OT - diz André Borges, especialista de Negócios de TI da Veracel.

A Veracel integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento da Bahia.

 

Queremos solucionar os seus desafios também. Converse com um de nossos especialistas: radixeng@radixeng.com.br.