Notícias

Klabin contrata Radix para projeto de Analytics de Processos

Projeto inovador de análise de dados e qualidade busca refinar o processo de produção de papel

Klabin png

A Klabin - maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, com 25 unidades industriais (sendo 24 no Brasil e uma na Argentina) e mais de 21 mil colaboradores - contratou a Radix para desenvolver uma solução inovadora. A empresa de tecnologia e engenharia desenvolveu um sistema sob medida, que possibilitou aumentar a produtividade e elevar o patamar de análise de dados de processo da unidade de Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR).

A unidade de Monte Alegre foi fundada em 1946 e é a primeira do grupo. Seus processos e produtos vêm evoluindo constantemente, tornando-a uma operação mais complexa que as demais plantas e demanda. Por isso, uma plataforma customizada, visto que a Klabin não encontrou um sistema de mercado que atendesse plenamente suas necessidades específicas. Com o Analytics de Processo e Módulo de Qualidade, a Klabin contará com uma ferramenta mais ágil para tomada de decisões e controle de qualidade dos processos, com suporte de aprendizagem de máquina.

A integração com todas as fontes de dados de processo da Klabin é ponto fundamental no projeto.

- É muito comum que as indústrias coletem uma grande quantidade de dados de processo, mas, devido ao volume e fragmentação da informação, é muito custoso ou às vezes impraticável obter os dados e tratá-los para obter ganhos tangíveis de eficiência e produtividade. O ambiente de analytics cria oportunidades de ganhos relevantes, com a possibilidade de identificação precoce de causas raízes de problemas que possam impactar a qualidade do produto, sendo possível obter a otimização de processos, a melhora de logística e a estabilidade de processo - diz João Kudo, gerente de projetos da Radix, à frente do projeto da Klabin.

Com o cruzamento de dados de várias origens, esse novo sistema não apenas pode identificar problemas ou gaps, mas achar soluções ou torná-las mais claras para os engenheiros responsáveis. Além da maior agilidade na coleta, a organização e a análise desses dados com as diversas ferramentas disponíveis no sistema são os principais ganhos que a ferramenta traz.

- Comumente encontramos hoje no mercado diversas iniciativas voltadas para computação em nuvem sendo desenvolvidas para um cenário e estudo delimitado. O nosso desafio na Klabin é um pouco diferente, desenvolvemos uma solução de descoberta e estudo. Com ela os nossos engenheiros serão capazes de analisar todo o universo de dados de processo tendo através da solução insights de descoberta de problemas e estudo voltados ao processo e qualidade dos nossos produtos. A partir dessa contínua descoberta transferimos o conhecimento para a solução, que é capaz de monitorar o processo em um regime 24/7 e fazer recomendações de operação quando necessário para os nossos operadores - diz Julimar Bonicenha, responsável pelo projeto na Klabin.

Mesmo com todas as variáveis envolvidas no processo produtivo, como temperatura e pressão de centenas de tanques e milhares de instrumentos que monitoram as condições operacionais de diversos equipamentos, a acessibilidade aos dados ficou mais intuitiva; por isso muito simples para os operadores e engenheiros. O módulo de machine learning, por exemplo, promove um tratamento ainda mais refinado, com geração de alertas baseada em limites de controle com geração de ação corretiva. Por meio de Digital Twin, um  sensor virtual compara o valor real com o valor de um modelo padrão, orientando o operador a operar no modelo, sem desvios de padrão.

O projeto, inovador no setor de papel e celulose, foi desenvolvido em arquitetura mista on-premise e na nuvem, levando-se em consideração as necessidades específicas de disponibilidade e conectividade, com interfaces com outros sistemas e features ligadas aos conceitos da Indústria 4.0, como sensores virtuais e machine learning, consolidando o conhecimento dos processos de produção de celulose e papel em um único sistema.

 

Quer conversar sobre as necessidades específicas do seu negócio? Entre em contato conosco.