Notícias

Amarelo de setembro a setembro

Microsoftteams image %2811%29

É impossível falar de Setembro Amarelo sem falar de saúde mental. Aliás, diversas pesquisas mostram que as palavras “saúde” e “mente” nunca foram tão abordadas juntas como nos últimos anos. Estima-se que mais de 18,5 milhões de brasileiros convivem com algum transtorno de ansiedade, e cerca de 11,5 milhões com diferentes graus de depressão. Esse cenário se agravou durante a pandemia que tirou das pessoas o convívio social com amigos e familiares, aumentando a busca por atendimentos psicológicos e psiquiátricos desde março de 2020.

Nesse sentido, o Setembro Amarelo é principalmente para reflexão. A campanha nacional promovida desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), tem como objetivo conscientizar e alertar a população sobre a necessidade do diálogo, da rede de apoio e da saúde física e mental na prevenção ao suicídio.

Muitas vezes um simples gesto de empatia pode fazer a diferença. É muito importante que todos estejam atentos para interpretar sinais, sejam eles próprios, de amigos, parentes ou colegas de trabalho, dar atenção e, principalmente, oferecer apoio e ter uma escuta ativa, aquela em que nos colocamos como ouvintes, sem julgamentos ou críticas. Entre uma demanda e outra, tirar um tempinho para conversar com as pessoas pode ser um alento. 

Sabendo o quanto é importante olhar com sensibilidade para todas as questões que envolvem a saúde mental, a Radix abraça a campanha do Setembro Amarelo, prezando por uma relação de diálogo e acolhimento. Entendemos que o ambiente de trabalho pode ser determinante no bem-estar dos colaboradores. Afinal, passamos a maior parte dos nossos dias conectados. 

Por isso, incentivamos o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, além de relações saudáveis entre equipes e lideranças. Apoiamos profissionais que sofrem ou sofreram com doenças ligadas à saúde mental, promovemos iniciativas como meditação e ginástica laboral e temos um médico consultor à disposição dos colaboradores. Com olhar humanizado, essas são algumas das nossas formas de dizer para todos os radixianos e radixianas que “estamos aqui”.