Notícias

Ic back

24Mai

Radix vem expandindo atuação na indústria de vidros   

Impulsionando transformação digital, Radix mostra que tecnologia traz ganhos expressivos na área vidreira

Glass industry

A capacidade de adaptar seu modelo de negócios a novos setores está ajudando a Radix a impulsionar o crescimento de seus serviços de Tecnologia da Informação e de Suporte à Operação (IT e OT). Nesse sentido, a Radix vem identificando oportunidades na indústria de vidro, em que muitas empresas têm um banco de dados desatualizado e precisam transformar digitalmente seus processos de fabricação.  

- Muitos de nossos clientes são indicados por outras empresas, que veem a Radix como uma parceira valiosa e experiente em suas jornadas de transformação digital. Há várias razões para isso. Em primeiro lugar, temos grande conhecimento e experiência em implementar a transformação digital em empresas de diferentes setores. Em segundo, um dos pilares de nossa empresa é o aprendizado contínuo. Quando assumimos uma nova indústria ou tecnologia, treinamos nossa equipe para compreender o processo. E terceiro: olhamos além do projeto e ajudamos o cliente a desenvolver um roteiro para o sucesso - explica Justin Conroy, program manager da Radix.   

A Vivix, uma das mais modernas fábricas de vidros planos do mundo, contratou a Radix para um projeto de infraestrutura de dados, usando o IP21 da AspenTech como o sistema de coleta e gerenciamento de informação de processo. A solução uniu diferentes áreas, incluindo automação, engenharia e telecomunicações, e deu tão certo que, em seguida, a empresa contratou a Radix para projetos adicionais envolvendo transformação digital.

- A Radix se tornou a parceira mais importante da Vivix quando falamos sobre transformação digital para automação - comenta Nelson Filho, gerente da Radix que cuida de projetos para a Vivix.  

A Radix está desenvolvendo um projeto para outra grande empresa da indústria de vidro. A primeira parte dele consistiu na atualização da infraestrutura de dados da cliente, a fim de agregar informações e migrá-las para o Amazon Web Services (AWS), uma plataforma de serviços de computação em nuvem.

A arquitetura e a infraestrutura da solução foram desenvolvidas simultaneamente pela Radix, que também aconselhou a cliente sobre as melhores práticas e governança. O objetivo era definir uma base que permitisse ao cliente usar seus dados de formas que agregassem valor, como estudos de confiabilidade de ativos e visualizações do codificador.  

O sistema anterior do cliente tinha mais de 30 anos e coletava dados a cada cinco ou seis minutos. Agora, eles são coletados a cada dez segundos. A melhoria na visibilidade das informações foi expressiva. Em vez de acompanhar mudanças pontuais na temperatura, agora é possível ver todas as variações de temperatura e fluxo, o que ajuda a entender melhor os processos.

Após essa etapa do projeto, a Radix auxiliou a empresa a desenvolver um sistema de monitoramento de lote usando análise de dados, que permite que os profissionais não coloquem vidro com a composição química errada no forno.

- Pequenas mudanças na temperatura e nas taxas de fluxo de diferentes operações são muito importantes na indústria do vidro. O sistema ajudará a monitorar temperaturas, pressões, taxas de fluxo e até mesmo escalas em pesos e medidas para saber a quantidade de matéria-prima que vai para as fornalhas. Como elas são muito grandes, do tamanho de um campo de futebol, por exemplo, um cálculo incorreto pode causar paralisações de dois a três meses na indústria – finaliza Justin.