Notícias

Ic back

20Mai

Veja os projetos patrocinados pela Radix por meio da Lei de Incentivo à Cultura

Em 2021 o foco foi no apoio à acessibilidade na produção nacional

Women game jam poster 1 6je3 (reprodução)

A Radix, como forma de participação da Lei de Incentivo à Cultura (Lei do ISS), busca projetos que tenham características de diversidade e inclusão e que tendem a dar oportunidades de acesso a grupos minorizados em suas ações de formação, capacitação e/ou experiências diversas, assim como o uso da tecnologia e inovação como meio para o produto-fim.  

No processo feito pela Baluarte Cultura, um dos patrocínios escolhidos este ano é o projeto de livro infanto juvenil com o tema cientistas brasileiros, direcionado a estudantes e professores de escolas da rede pública e seus familiares. Cada capítulo da obra de Daniela Chindler terá um anfitrião que contará a sua trajetória no campo científico, assim como suas descobertas e contribuições. A distribuição será totalmente gratuita em instituições do município do Rio de Janeiro. Também é prevista a produção de um audiolivro para pessoas com deficiência visual e baixa visão, que será disponibilizado em serviço de streaming gratuito.  

Outro projeto é o Women Game Jam, uma maratona de desenvolvimento de jogos feita por equipes de mulheres cis, transsexuais e pessoas não binárias, visando a democratização e empoderamento feminino no mundo tecnológico. O evento também terá palestras, intervenções e momentos de lazer para a descontração das equipes. A intenção é ter um ambiente confortável e encorajador para a aprendizagem, criação de portefólio, troca de experiências e, o mais importante, o fortalecimento da comunidade feminina de desenvolvimento de jogos local.  

A Lei Municipal de Incentivo à Cultura faz parte das Leis de Incentivo Fiscal que foram criadas pelo poder público com o objetivo de estimular investimento em determinados setores. Assim, são gerados incentivos para cultura, esporte, saúde e desenvolvimento social. Pessoas jurídicas e empresas têm a opção de destinar uma parte de seus impostos para projetos culturais, esportivos e/ou sociais. A ação estimula, então, o crescimento ou a geração de empregos em um determinado setor.  O CEO da Radix João Chachamovitz comentou o assunto:

- Desde 2012, patrocinamos projetos pela Lei de Incentivo à Cultura por acreditar na democratização e no estímulo de produções culturais brasileiras. Este ano, buscamos projetos que oferecem diversidade e inclusão no mundo da tecnologia.