Notícias

Radix participa de iniciativas universitárias de todo o país

Empresa mantém proximidade com o meio acadêmico apesar da distância física

Evento academico semec Analista de Treinamento da Radix, Lara Menezes, e Head de Engenharia, Fabricio Urquhart, participam de evento da UFRH

Em março, a Radix participou de vários eventos acadêmicos: da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Instituto Militar de Engenharia (IME), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Unicamp e do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Entre 10 e 12 de março aconteceram os Encontros Universitários da UFC, um espaço de iniciação à pesquisa científica. O Líder Técnico de Controle de Sistemas Industriais da Radix, João Emílio Lages, ministrou um minicurso de oito horas sobre da Internet das Coisas (IoT). O objetivo do curso foi familiarizar os participantes com os conceitos básicos do assunto e guiá-los no desenvolvimento de uma arquitetura básica de ingestão de dados de IoT. Cerca de 100 alunos participaram.

No dia 15, a Engenheira de Processos da Radix, Alice Fortuna, e o estagiário de instrumentação da Radix, Gabriel Chahine, fizeram uma apresentação aos alunos do 5° ano de engenharia química do IME. Essa não é a primeira vez que eles participam de eventos do instituto, falando sobre a Radix, a atuação da empresa na área de engenharia química e a experiência deles em projetos de tecnologia.  

A Radix também participou da Semana de Engenharia Mecânica (SEMEC) da UFRJ. No dia 18, a Analista de Treinamento da Radix, Lara Menezes, e o Head de Engenharia, Fabricio Urquhart, deram uma palestra sobre a Radix e sobre conceitos de engenharia industrial e aplicações em empresas. Foi uma oportunidade para os alunos ampliarem suas visões em engenharia e tecnologia

No dia seguinte, foi a vez da Especialista de Operações Estratégicas da Radix, Mariana Cardoso, e da Analista de Treinamento da Radix, Lara Menezes, estarem em um evento da UFRN. Elas deram um workshop no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas sobre os ramos de atuação e as oportunidades de estágio na Radix.

Tentando responder algumas perguntas, como quais habilidades o RH enxerga como as principais do mercado hoje, quais competências ganham destaque na área de engenharia e quais linguagens de programação estão ganhando forças, a Unicamp promoveu o “Café com Radix”. O evento convidou a diretora de Gente & Gestão da Radix, Daniella Gallo, o Head de Engenharia, Fabricio Urquhart, e o Head de Arquitetura de Software, Julio Pereira, e reuniu, assim, três áreas do mercado - RH, Tecnologia e Engenharia - para dar dicas a quem quer encontrar sua jornada profissional.

De 22 a 26 de março aconteceu o 6º Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais realizado pela Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A Radix, em colaboração com a Eletrobras e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), propôs um desafio real enfrentado pelo setor elétrico, ligado ao impacto do programa de resposta à demanda no despacho hidrotérmico de curto prazo.

A geração de energia do país é comandada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) através dos despachos de usinas, e esse programa de resposta à demanda no despacho hidrotérmico prevê a redução do consumo como recurso alternativo ao despacho termelétrico fora da ordem de mérito. Espera-se que o fato de possibilitar que o consumidor module sua carga de acordo com o preço da energia tenha resultados mais vantajosos tanto para a confiabilidade do sistema elétrico, como para o preço da tarifa para os consumidores finais.

– A proximidade e as parcerias com as instituições de ensino sempre fizeram parte da Radix. Para a empresa, essa é uma forma de contribuir com experiência e conhecimento técnico para a formação de estudantes, além de manter contato e realizar trocas com estudantes curiosos, ávidos por conhecimento, com gosto por inovação e realização e apaixonados por suas áreas, características fundamentais no dia a dia de trabalho – explica o CEO da Radix, João Chachamovitz.