Notícias

Ic back

28Dez

Retrospectiva 2020

Radix se reinventou, superou desafios e se adaptou a grandes transformações

2020 retrospectiva

O ano de 2020 está chegando ao fim, marcado por desafios e conquistas inimagináveis. A Radix precisou se reinventar em tempo recorde, superar desafios e se adaptar a grandes transformações para manter projetos, objetivos e estratégias. E a empresa não parou.  

A Radix completou dez anos de história com seus colaboradores, processos e atividades 100% on-line e migrou para o conceito “Radix everywhere”. Sendo uma companhia de tecnologia, com presença em cinco continentes e atuação em mais de 15 países, o home office já era uma prática; mas a total adaptação ao novo modelo aconteceu em velocidade e escala enormes, sem impactar negócios ou resultados da empresa.  

Os processos internos e a estrutura organizacional da Radix foram reavaliados e modificados. A área de RH foi fundida com o time de Operações e passou se chamar Diretoria de Gente & Gestão, sendo estratégica e focada nas pessoas que fazem parte da companhia. Ela atua junto com a liderança para cuidar dos talentos e da gestão da empresa, envolve toda a jornada do colaborador, a alocação em projetos e a estrutura operacional e ainda garante que as melhores práticas e mais recentes tecnologias sejam aplicadas nos projetos da Radix.

Mantendo a premissa de cuidar das pessoas, durante o home office a empresa dedicou atenção especial à saúde física dos colaboradores, garantindo o bem estar deles através da conscientização para o respeito a horários e a pausas ao longo do dia, para evitar casos de colaboradores trabalhando em excesso durante o home office. Foi feita uma ação específica para pais e mães, devido ao acúmulo de papéis e sobrecarga física e emocional, conciliando o trabalho com o cuidado da casa e das crianças. Assim, também foi reforçado o vínculo com todos os colaboradores.

Para manter a transparência, a comunicação e a integração entre a equipe, a Radix promoveu reuniões periódicas e criou um espaço on-line, apelidado de “sala de descompressão virtual”, com bate-papos sobre alimentação saudável, saúde mental, alongamento, yoga, finanças, entre tantos outros assuntos. O ambiente também já teve happy hours, com radixianos compartilhando com a equipe seus talentos.

Todo esse trabalho para manter as pessoas, a cultura e os valores da empresa ajudaram a Radix a garantir os prêmios de Melhor Empresa para se Trabalhar no Brasil e no Rio de Janeiro e de segunda Melhor de Tecnologia da Informação (TI) este ano.  Foi um resultado muito positivo de diversas ações promovidas internamente, que reafirmam o compromisso da empresa com o seu maior ativo: as pessoas.

Colaborando para atitudes solidárias e desenvolvendo trabalhos para auxiliar no combate à pandemia, a equipe da Radix se engajou voluntariamente em ações sociais. A companhia incentivou um programa de voluntariado que reuniu cerca de 100 colaboradores, entre engenheiros, técnicos, designers e desenvolvedores de softwares, em projetos com Hospital Israelita Albert Einstein, Microsoft, ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e Rio Saúde para agilizar e organizar o socorro em unidades de saúde de todo o país.

Atenta em como auxiliar ainda mais clientes, parceiros e sociedade como um todo, a Radix estreitou relacionamento com executivos e dividiu experiências participando de vários eventos on-line. A empresa, inclusive, lançou este ano o Radix Talk e o Radix Talk+, com o objetivo de trocar conhecimento continuamente sobre assuntos de tecnologia e metodologias que estão em alta no mercado. No total, mais de 40 players, de empresas como Microsoft, Raízen, Sotreq, Braskem e Petrobras, foram convidados para falar nos eventos, que reuniram cerca de 3 mil pessoas inscritas. 

A equipe da Radix também cresceu. Hoje, já são mais de 700 colaboradores espalhados mundo afora. Durante a pandemia, com a consolidação do home office, a companhia contratou pessoas que moram em diferentes lugares. Sendo uma empresa com atuação global, dois escritórios nos Estados Unidos e mais de 30% de receita vinda de projetos internacionais, agora tem também colaboradores no mundo todo.

Foram todas essas pessoas que trabalharam com afinco e desenvolveram grandes soluções para diversas áreas, que fizeram e ainda fazem a diferença, como health care, energia, logística e mercado financeiro. Elas tornaram possível que a Radix expandisse negócios, mercados e faturamento, intensificasse atuação global e fortalecesse relações com parceiros e clientes em 2020. E são elas que permitem que a Radix esteja pronta para encarar o novo e fazer a diferença no próximo ano.

Que venha 2021. Feliz Ano Novo!