Notícias

Visando a fortalecer área de Dados, Radix promove curso intensivo de data science a colaboradores

Treinamento durou seis meses e foi ministrado por outro radixiano, especialista no assunto

Curso de data science noticia

Data science (ou “ciência de dados”, em português) é o tratamento e a organização de um grande volume de dados e transformação dele em informações úteis. Em outras palavras, é a coleta de dados de diversas fontes para analisar e subsidiar a tomada de decisões de forma mais assertiva, já que permite antecipar mudanças ou novas necessidades relacionadas a determinado evento.

As aplicações dessa abordagem podem atender os mais diversos setores. Aqui na Radix, ela já foi utilizada na área da saúde para a criação de laudos médicos por voz, na área de logística em um estudo para otimizar rotas mais baratas baseadas em preço de combustíveis e no setor de energia, combinando o reconhecimento de voz com processamento de linguagem natural e machine learning. 

Pensando no crescimento da área e em como ela está cada vez mais integrada ao nosso dia a dia, a Universidade Corporativa da Radix promoveu a 1ª Formação em Data Science na nossa empresa. O curso durou aproximadamente seis meses e foi ministrado pelo radixiano Rodolfo Moreira. Cientista de dados, ele tem vasta experiência em inteligência artificial e data science e começou a estudar a fundo o assunto em 2013, quando viu uma palestra, durante um evento internacional, sobre como a linguagem python auxilia no combate ao câncer: 

– Quando soube que python pode ajudar combater o câncer, fiquei encantado. Vi a teoria sendo aplicada em uma causa tão relevante e quis entender mais sobre o assunto. Comecei a estudar a fundo, por conta própria, sobre inteligência artificial e visão computacional e fui me especializando cada vez mais – conta ele. 

O conhecimento avançado de Rodolfo fez com que ele se tornasse líder técnico de diversos projetos de inteligência artificial e data science na Radix e compartilhasse o que sabe, seja informalmente com colegas no dia a dia de trabalho ou no curso de Formação em Data Science, que foi dividido em sete módulos e abordou probabilidade e estatística, álgebra linear, modelagem de dados, big data, engenharia de dados, tratamento de bases desbalanceadas, visão computacional, plataformas cognitivas e tantos outros assuntos. 

Cerca de 15 alunos fizeram parte do curso, como o analista de software da Radix, Alberto Barbosa. De acordo com ele, a formação proporcionou muito mais que embasamento para o desenvolvimento de pensamentos lógico e analítico: 

– O curso ofereceu conhecimentos que são fundamentais para todos que trabalham ou que queiram trabalhar com dados, uma vez que aborda conceitos além da teoria, como a implementação de projetos em todas as fases do desenvolvimento, passando pela sua concepção, levantamento de requisitos, manipulação dos dados, escolha do modelo, validação dos resultados e, por fim, implementação da solução final – explica Alberto. – Além disso, aprendi muito com Rodolfo, sempre muito atencioso, demonstrando grande conhecimento pelos assuntos abordados e disposto a ajudar de diferentes maneiras.  

A Radix segue investindo em seus colaboradores e decidiu multiplicar o conhecimento em data science porque acredita na importância da capacitação contínua e do compartilhamento de conhecimento dentro da empresa: 

– Nossa universidade corporativa atua de forma estratégica alinhada à área de operações, buscando atender às demandas dos projetos e antecipar oportunidades de negócios, por meio da capacitação direcionada de nossos times, preparando-os para enfrentar novos desafios de projetos conforme as tendências de mercado. Esta iniciativa está dentro do chapéu da nova estrutura organizacional da nossa empresa, com a criação da horizontal de Dados – diz a coordenadora da UR, Fabiana Lawinscky.

Horizontal de Dados

Esta iniciativa faz parte da estratégia da Radix de investir fortemente na área de Dados, impulsionando a capacitação de nossa equipe e os resultados de negócios na área. A empresa está direcionando esforços através da Horizontal de Dados, lançada pela diretoria de Gente & Gestão, para centralizar todos os processos, linhas de capacitação e multiplicação do conhecimento na área.