Notícias

Ic back

16Set

Diferenciais da Radix em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Com forte atuação em P&D, Radix alavanca resultados de clientes do setor de energia

P d site

A área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é uma das chaves para se alcançar a inovação. Ela é fundamental para articular novidades e aperfeiçoar produtos ou serviços já existentes de uma empresa. A Radix vem, desde 2017, trabalhando com grandes projetos de P&D dentro da área de energia, melhorando ainda mais o desempenho de players do mercado, como CPFL, Isa CTEEP, Engie, CEMIG e Light.  

​Os projetos de P&D do setor elétrico brasileiro podem ser agrupados em cinco categorias principais: Pesquisa Básica Dirigida, Pesquisa Aplicada, Desenvolvimento Experimental, Cabeça de Série, Lote Pioneiro e Inserção no Mercado. Atualmente, a Radix desenvolve a maior parte dos projetos da área na fase de Desenvolvimento Experimental, comprovando ou demonstrando a viabilidade de novos produtos e processos ou, ainda, o aperfeiçoamento do que já foi desenvolvido em fases iniciais da cadeia da inovação ANEEL. No entanto, a empresa está expandindo a atuação, elaborando propostas de P&D para as fases de Pesquisa Aplicada e Cabeça de Série.

- Quando se fala em Desenvolvimento Experimental, já se pensa em um software, cuja viabilidade já foi testada. O fato de trabalharmos mais com essa categoria está muito relacionado às características das nossas equipes. Conseguimos trazer excelentes resultados acadêmicos e combiná-los em uma ferramenta, em um software ou sistema que traga valor ao cliente de imediato a partir do término do P&D, contendo algoritmos complexos e estudos de UI (User Interface) e UX (User Experience), sendo testado e homologado no decorrer da pesquisa – explica Flávio Loução, gestor e líder da equipe de P&D ANEEL da Radix.  

O principal requisito dos projetos de P&D é sempre a inovação, e nisso a Radix tem know-how.  

- As soluções desenvolvidas por nossa equipe são sempre originais, inovadoras ​e "produtizáveis", ou seja, buscam trazer aplicabilidade e relevância ao setor elétrico como um todo - afirma Loução.

A habilidade da Radix em promover a inovação em projetos vem, principalmente, pelo caráter multidisciplinar da equipe. À frente do mercado, ela se diferencia de outras empresas, universidades e centros de pesquisa por ser capaz de utilizar boas práticas de gestão e execução de projetos, experiência em UI e UX e desenvolvimento de softwares e soluções que geram produtos comerciais.  

- Nossa equipe tem profissionais de diferentes especialidades da engenharia e do design, e todos eles dominam também desenvolvimento e ​modelagem matemática. Além disso, cada um ali tem uma competência pessoal, que complementa a atuação dos outros integrantes do grupo. A gestão, por sua vez, se envolve tecnicamente e incentiva o entrosamento entre o time, dando espaço para todos exporem e ouvirem ideias. Tudo isso ajuda a gerar resultados, principalmente no quesito inovação. 

A Radix atua em todas as fases do setor energético: geração, transmissão, distribuição e comercialização. Por meio de estratégias digitais, a empresa busca gerar melhorias para a área como um todo. Caso você tenha interesse em conhecer mais nossas soluções, entre em contato com radixeng@radixeng.com.br