Notícias

Solução de Machine Learning da Radix otimiza e acelera processos

A solução pode ser aplicada em laboratórios industriais e em sistemas LIMS

Inteligencia artificial machine learning radix oilexpert dreamstime xxl 72911267

Na era da Revolução Digital, é imprescindível investir em Inteligência Artificial, tornando os processos e softwares associados com comportamentos mais inteligentes. É nesse contexto que a Radix desenvolveu o Oil X!pert, uma tecnologia que utiliza técnicas de Machine Learning para acelerar e otimizar processos em laboratórios industriais e sistemas LIMS, permitindo que tarefas executadas tipicamente por colaboradores possam ser automatizadas e otimizadas. 

De acordo com o engenheiro da Radix, Rafael Ladeira, a tecnologia aplica algoritmos matemáticos utilizados por empresas como Google e Facebook. “O sistema usa uma grande quantidade de dados para aprender automaticamente a dinâmica do processo. Com o conhecimento adquirido pelo modelo matemático, o processo de interpretação de análises de fluidos pode ser acelerado e tratado de maneira mais objetiva pelos analistas”, garantiu o engenheiro.

O Oil X!pert está sendo usado no laboratório de análises de óleo e fluido da Sotreq no Brasil, maior revendedora de equipamentos Caterpillar. Para o COO da Sotreq, Marcelo Orberg, a tecnologia desenvolvida pela Radix multiplicou em três vezes a capacidade de interpretação dos resultados pelos analistas. “Essa ferramenta além de aumentar exponencialmente a capacidade de nossos especialistas em gerar recomendações, nos permitiu praticamente eliminar os erros de interpretação existentes em um processo manual e reduzir consideravelmente nosso tempo na entrega do serviço. A Radix conseguiu colocar em prática o que sempre sonhamos ser possível com o avanço da Inteligência Artificial”, ressaltou Orberg. 

O próximo passo é incluir a tecnologia de Deep Learning no Oil X!pert. “Queremos desenvolver um modelo matemático ainda mais poderoso, utilizando os recentes avanços da ciência na área de Deep Learning, que tem aberto novos horizontes no campo de Inteligência Artificial.  Estamos trabalhando em conjunto com pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para trazer esses avanços científicos para o Oil X!pert e também para outros projetos da Radix”, revelou Ladeira.