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23Mar

Radix desenvolve aplicativo que aumenta produtividade e rastreabilidade de centro de distribuição da Sotreq no Brasil

Solução é usada em 35 filiais da maior revendedora de máquinas e peças da Caterpillar no Brasil

Xpedition site

A multinacional de tecnologia e engenharia Radix desenvolveu uma solução para aumentar o controle dos processos logísticos da Sotreq, a maior revendedora de máquinas e peças da Caterpillar no Brasil. O sistema X!Pedition foi criado para atender inicialmente o gerenciamento de armazém da filial de Sumaré e já está sendo aplicado em outras 35 filiais da Sotreq no país.

No cenário inicial, os controles dos processos logísticos eram feitos de forma manual pelos colaboradores da empresa.

- Sendo assim, existia uma imperfeição para equalizar os processos físicos e sistêmicos, acarretando perdas de estoque, retrabalho e falta de precisão nos dados gerenciais, o que impactava o planejamento - explica o gerente da Radix, Leonardo Leda.

O principal objetivo projeto foi reduzir os custos da operação logística através de um sistema de gerenciamento de armazém (WMS). Como consequências, obter redução das correções de estoque; aumento da rastreabilidade dos materiais; otimização dos processos do armazém e redução da necessidade de trabalhos manuais.

A solução da Radix foi o desenvolvimento de um aplicativo mobile (Android) para realizar a integração entre os processos cotidianos da operação e o SAP ECC standard. O aplicativo X!Pedition possibilitou otimizar todas as operações logísticas, desde a entrada do material até sua entrega para o cliente. O colaborador confirma uma operação no mobile e o processo é executado automaticamente no SAP, sem haver necessidade sem a necessidade de acessar o sistema. A construção da ferramenta teve cinco etapas: levantamento do processo, desenho da solução, desenvolvimento, testes integrados e go-live.

O centro da solução utiliza as funcionalidades standard do WM do SAP, como por exemplo, gerenciamento de filas, sendo possível acompanhar quais colaboradores estão efetuando a guarda ou recolhimento e qual a ordem de transporte está sendo executada. Processos como a criação/confirmação de ordem de transporte; criação/atualização de volumes; emissão de nota fiscal; confirmação de entrega para o cliente e digitalização do canhoto da nota fiscal e entre outros, são feitos automaticamente.

Como resultados imediatos, houve aumento de 6% na velocidade de atendimento ao cliente; redução de 30% nas correções de estoque na entrada e 55% na saída; melhora na rastreabilidade do processo; redução da necessidade de controles manuais e impressão de papéis; redução de 30% de horas extras na operação; redução de 78% de discrepância no momento do recolhimento do material; estabelecimento de novos indicadores e métricas de cálculo para eficiência operacional; aumento na confiabilidade da informação e aumento da satisfação do cliente.