Notícias

Ic back

27Jun

Radix desenvolve seu primeiro projeto de P&D ANEEL

Sistema maximiza a geração energética do Complexo Energético do Rio das Antas​, no Rio Grande do Sul

Projeto p d aneel site Equipe envolvida no projeto P&D ANEEL

A Radix acaba de entregar uma solução de Otimização em Tempo Real de Hidrelétricas que faz parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O produto principal consiste em uma plataforma para otimização operacional de usinas hidrelétricas em cascata do Complexo Energético do Rio das Antas. O sistema maximiza a geração energética ao indicar em tempo real os pontos de maior eficiência dos equipamentos das usinas do Complexo e aproveitar melhor a água disponível.

O Complexo Energético do Rio das Antas fica no Rio Grande do Sul e é formado pelas usinas hidrelétricas Monte Claro (130 MW), Castro Alves (130 MW) e 14 de Julho (100 MW). O projeto foi executado pela Radix, financiado pela Companhia Energética Rio das Antas (CERAN), gerenciado pela CSC Energia e conduzido com suporte técnico da CPFL Geração. A COPPE/UFRJ também apoiou o projeto com orientação e produção acadêmica através de parceria direta com a Radix.

Para marcar a entrega do projeto, a Radix promoveu no dia 18 de junho um workshop de encerramento. Estudos, ferramentas e técnicas testadas e usadas, além de possibilidades de expansão do sistema foram apresentados por especialistas da Radix para os participantes e envolvidos no projeto.