Notícias

Especialistas da Radix representam Brasil em hackathon na Suécia

Maratona de desenvolvimento de softwares em Estocolmo teve foco em transporte público

Estocolmo site

Cerca de 70 especialistas de todo o mundo participaram em junho do Hackathon Youth For Public Transport (Y4PT) Global Transport, realizado em Estocolmo, na Suécia. O Brasil foi representado na competição por apenas três profissionais, sendo dois da Radix: Fausto Junqueira e Willow Chung, experts da área de tecnologia da Radix, que garantiram o quarto lugar com o projeto apresentado.

Os colaboradores da multinacional de tecnologia e engenharia formaram um grupo com profissionais de Portugal, República Dominicana e Peru e juntos elaboraram uma solução voltada para a sustentabilidade em transportes públicos. Eles desenvolveram um aplicativo que permite que as empresas ofereçam transporte para os funcionários por meio de uma rota mais rápida e econômica. Com o endereço dos colaboradores cadastrados no sistema, o aplicativo usa algoritmo de inteligência artificial e aprendizado de máquina para traçar o melhor caminho. 

- Muitas pessoas vão para o trabalho de carro por causa do conforto maior em relação ao transporte público. Mas ter um ônibus da empresa que te pegue e busque em casa é ainda mais confortável e diminui o número de carros nas ruas - explica Fausto.

De acordo com Fausto, a ideia surgiu a partir da observação do funcionamento dos ônibus de condomínio da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Para aplicar em empresas, bastava agrupar os funcionários por residência e local de trabalho para criar a melhor rota.

Os brasileiros foram convidados a participar deste hackathon após terem vencido o Hacking.Rio 2018, maior hackathon da América Latina, pelo cluster de Logística e Mobilidade Urbana.

O hackathon é uma maratona de criação de tecnologia que virou moda no mundo inteiro entre empresas que buscam inovação. Recentemente, companhias que atuam em áreas distantes de hardware e software também aderiram a este tipo de competição.

O Y4PT é uma organização internacional não-governamental, sem fins lucrativos, com sede na Bélgica e pró-sustentável, criada pela Associação Internacional de Transporte Público (UITP) ( http: //www.uitp.org/). A instituição incentiva a participação ativa dos jovens para defender a mobilidade sustentável, promovendo o uso integrado dos transportes públicos, juntamente com outros meios e modos de transporte, a fim de buscar um maior bem-estar e uma melhor qualidade de vida para as pessoas em todo o mundo.

 

Sobre a Radix

Empresa global com sedes no Rio de Janeiro e em Houston, nos Estados Unidos, a Radix atua nas áreas de tecnologia e engenharia, com o objetivo de transformar seu conhecimento técnico-científico em soluções qualificadas e com independência tecnológica para seus clientes. Com mais de 600 funcionários nas sedes e nos escritórios de São Paulo, Belo Horizonte, Volta Redonda e Atlanta (USA), a empresa é eleita desde a sua fundação, em 2010, uma das Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil e na América Latina.