Notícias

Radix e Nexa Resources apresentam projeto de PI System em evento nos EUA

Sistema alavanca reinvenção digital da mineradora e será apresentado no PI World, de 8 a 12 de abril

Osi soft site

A Radix, multinacional de tecnologia e engenharia, e a Nexa Resources, empresa global de mineração e metalurgia de metais não-ferrosos, apresentarão no PI World 2019 um dos principais projetos que norteiam a reinvenção digital da mineradora. O evento, que acontecerá entre 8 e 12 de abril em São Francisco (EUA),  é o mais importante do mundo sobre PI System e reunirá especialistas para compartilhar práticas inovadoras sobre o uso do sistema.

Serão apresentados os avanços e ganhos do programa de reestruturação do PIMS (Process Information Management System) para a mineradora, que está entre as cinco maiores produtoras de zinco do mundo. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de levar a Nexa a avançar nos conceitos de Indústria 4.0 e Digital Workplace para potencializar objetivos estratégicos, como em eficiência e estabilidade de produção. O programa abrangeu plantas da mineradora no Brasil e no Peru.

Primeiramente, foram realizados projetos para reestruturar a arquitetura do PI, com foco em atualizações, disponibilidade, capacidade e segurança. Na segunda etapa, foram realizados projetos de estruturação e visualização de dados produtivos, gerenciamento de ativos e maior controle e eficiência na produção.

Procurando elevar o nível de maturidade na gestão do sistema, foi feito ainda um projeto de governança que resultou na criação de processos que institucionalizaram, dentro da Nexa, as responsabilidades e funções de cada pessoa, equipe e área ligada ao sistema. Também foram determinados os fluxos de atividades e indicadores (KPI’s) de cada processo. Desse modo, a Nexa garantiu um alto grau de monitoramento e organização da operação do sistema.

Por fim, importantes softwares que suprem demandas internas e alavancam a estratégia da Nexa em Analytics, Digital, Inteligência Operacional e Conformidade foram desenvolvidos e conectados ao PI System, fazendo interface direta à base e entregando informações mais relevantes e estratégicas para a Nexa.

Como resultados imediatos, a Nexa passou a acessar informações de produção de forma mais ampla e ágil. A democratização da informação e a padronização dos processos, a partir da governança, também aumentaram produtividade e segurança.

- O sistema se tornou estratégico na tomada de decisão dentro da Nexa. Alimenta, inclusive, outros sistemas e fornece informações para indicadores que são acompanhados diretamente pela diretoria da empresa - diz Patrick Gobetti, gerente de TI da Nexa que apresentará o projeto conjuntamente com equipe da Radix no evento.

- O PI não é mais visto como uma caixa-preta pelos usuários finais. Por conta disso, foram treinados e motivados a criar e compartilhar seus próprios relatórios, usando o PI como uma ferramenta estruturada para a padronização da informação. E este é um grande benefício, pois todos passam a ter uma única versão dos dados da planta, facilitando as análises e tomada de decisões - comenta Flávio Guimarães, CEO da Radix US.

A reorganização da área de TI e o projeto implantado pela Radix renderam recentemente um prêmio ao CIO da empresa, José Antonio Furtado. Com a visão da tecnologia como parte dos negócios, Furtado venceu o Prêmio Executivo de TI do Ano 2019, organizado pela IT Mídia, na categoria Siderurgia, Metalurgia e Mineração.

 

Sobre a Radix

Empresa global com sede no Rio de Janeiro e em Houston, nos Estados Unidos, a Radix atua nas áreas de tecnologia e engenharia, com o objetivo de transformar seu conhecimento técnico-científico em soluções qualificadas e com independência tecnológica para seus clientes. Com mais de 500 funcionários nas sedes e nos escritórios de São Paulo, Belo Horizonte, Volta Redonda e Texas (USA), a empresa é eleita desde a sua fundação, em 2010, uma das Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil e na América Latina.