Notícias

Transformação digital é tema de minicurso dado por especialistas da Radix na USP

Minicurso foi uma das atrações da Semana de Engenharia Química da Escola Politécnica da universidade

Seqep site Engenheiros da Radix Luciano Vasconcelos e Aliomar dos Santos

A Radix foi uma das palestrandas das ​Semana de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP (Seqep), que acontece entre os dias 4 e 8 de fevereiro, em São Paulo. No segundo dia de evento, o engenheiros da empresa Luciano Vasconcelos e Aliomar dos Santos ministraram, para cerca de 20 alunos, um minicurso sobre transformação digital através da Indústria 4.0. 

De acordo com Aliomar, investir nos universitários e nos futuros profissionais de tecnologia é a chave para o Brasil finalmente entrar para o ranking dos países mais automatizados do mundo. 

- Infelizmente, o país ainda fica para trás quando o assunto é a quarta revolução industrial. Para ganhar competitividade, é imprescindível que os novos engenheiros e profissionais ligados ao setor estejam por dentro dos conceitos e do funcionamento da Indústria 4.0 na prática - argumenta.

No minicurso, foram apresentados cases reais e simulações com o uso dos principais conceitos da Indústria 4.0, como IoT (internet das coisas), Cloud Computing e Machine Learning. Além disso, eles mostraram ferramentas cruciais para o setor, como o Microsoft Azure, Power BI e o Azure Machine Learning.

Criada em 2005 pelos alunos de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP, a Seqep tem como objetivo principal promover a integração entre o universitário e a profissão, com as indústrias químicas e outros setores de atuação. Neste ano, o encontro contará também com diversas palestras, oficinas e visitas técnica.