Notícias

Ic back

20Jul

Radix: impulsionando a tecnologia e a inovação em diversas indústrias

Radix cfi revista inglesa

Cada vez mais, empresas em todo o mundo buscam por otimização de processos, redução de custos, eficiência energética e segurança cibernética. Com a base do portfólio sendo de serviços de engenharia, automação e desenvolvimento de software, a Radix nasceu pronta para atuar em diferentes segmentos, oferecendo soluções que interagem entre si e que aliam o conhecimento de processos ao de novas tecnologias.

Indústria 4.0, Cybersecurity, Chemical Leasing, IoT, Big Data, Machine Learning e Digital Asset são algumas das soluções usadas na rotina de trabalho de um engenheiro da Radix. A empresa chegou ao mercado em abril de 2010 e, desde então, atua aplicando um amplo conhecimento de processos produtivos em diversos tipos de indústria, dividindo os seus serviços e soluções em quatro grandes grupos: Projetos de Engenharia, TI Industrial, Desenvolvimento de Software e Desenvolvimento de Tecnologias, sempre buscando o uso racional de recursos naturais e energéticos.

Contando com um time com mais de 500 funcionários em escritórios no Brasil e nos EUA, a Radix é formada por uma equipe multidisciplinar, jovem e atenta às preocupações sustentáveis e que busca as melhores decisões com foco na eficiência energética, otimização de processos e redução de custos. Inclusive, um dos cases de sucesso no setor de óleo e gás é, por exemplo, com o projeto da parada programada de uma plataforma, em que a Radix concluiu a parada na metade do tempo definido no plano de negócios do cliente, resultando em um retorno de mais de 60 mil barris de petróleo.

Contudo, na Radix, a tecnologia também é usada para segurança de dados como também para monitoramento de grandes áreas e distâncias. A empresa de engenharia e desenvolvimento de software investe em soluções de segurança cibernética no contexto da Indústria 4.0 em ambiente operacional, tecnologias de criptografia para mercado financeiro e empresas de Infraestrutura Crítica.

Com o pensamento constante em inovação, a Radix criou em 2016 sua primeira equipe específica de Engenheiros de Dados. Afinal, desde o rastreamento de informações geradas ao navegar na internet até o sequenciamento do genoma e análises de DNA, o dado é uma importante ferramenta cujo volume e importância vem crescendo em empresas de diferentes segmentos. A equipe de Engenheiros de Dados da Radix tem o objetivo de desenvolver e implementar soluções para processamento e tratamento de dados a partir de tecnologias de Big Data. 

Em 2013, com a expansão dos negócios internacionalmente, a Radix apostou assertivamente na criação da Radix US, braço da empresa em Houston. Atualmente, há também o crescimento para o Canadá e, existe uma possibilidade de expansão para o mercado europeu, ampliando ainda mais o número de escritórios da Radix pelo mundo.

Parceiros Estratégicos

Atualmente, a Radix mantém relacionamento com importantes parceiros tecnológicos como Microsoft, SAP, Aveva e OSISoft. A empresa cria conexões, integrando o próprio trabalho às principais ferramentas desenvolvidas por essas instituições, transformando tecnologicamente os projetos de seus clientes. Com isso, a Radix foca em atender a demanda de empresas que querem participar da atual revolução digital.

Certificações
Atualmente, a Radix soma em seu portfólio as certificações: ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001, CMMI nível 5, Crea-RJ nível 3, Empresa Estratégica de Defesa (EED), Great Place to Work - Entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Rio de Janeiro, Brasil e América Latina. 

Com cerca de um ano de atuação, a empresa obteve em tempo recorde as certificações ISO 9001, ISO 14001 e a OHSAS 18001, relacionadas à qualidade, desempenho ambiental e segurança e saúde ocupacional, respectivamente. Com as certificações, a Radix reafirmou a qualidade dos serviços prestados, garantindo a conformidade dos seus processos com as normas internacionais e gerando um diferencial competitivo em relação aos concorrentes, além de aumentar sua credibilidade no mercado, para buscar maiores desafios.

Outro destaque da empresa foi com a obtenção do nível 5 do CMMi, o que prova a alta maturidade e otimização dos processos da área de Desenvolvimento de Software. Com a certificação, a empresa integra o seleto grupo de sete empresas brasileiras a estarem neste nível.

Em 2016, a Radix foi reconhecida pelo Crea-RJ com o Selo de Conformidade com o Exercício Profissional nível 03, concedido pelo órgão a apenas três empresas e, este ano, foi a primeira vez na história que o Crea-RJ encontrou empresas aptas a receberem o certificado neste nível. Outra certificação importante foi a conquista do selo Pró-Ética, concedido pelo CGU.

Em uma época em que o Brasil compõe um cenário político-econômico marcado pela crise e corrupção, falar de ética é algo diferente.  O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União recebeu número recorde de inscrição para o programa Pró-Ética. Foram 195 empresas inscritas, mas apenas 25 foram reconhecidas pelo órgão do governo e receberam a marca Pró-Ética. A Radix foi a única empresa de engenharia e software a conquistar a premiação.

Para aumentar o diferencial competitivo e ainda selar com “chave de ouro” a parceria com a OSISoft, a Radix certificou 25 funcionários no PI System e, com isso, conquistou o papel de empresa com o maior número de colaboradores certificados na OSISoft no mundo.

Na área de Segurança, a Radix é classificada como Empresa Estratégica de Defesa (EED) pelo Ministério da Defesa. Fazer parte do grupo deste grupo significa uma maior abertura de portas para a Radix desenvolver tecnologias indispensáveis para a segurança de grandes áreas e distâncias além da segurança cibernética.

Confira a matéria na íntegra na revista inglesa CFI.co: