Notícias

Construtibilidade como estratégia para redução de riscos e aumento de eficiência no negócio

Downstream conference radix

Tendência principalmente na área de Engenharia, a Construtibilidade é uma das disciplinas empregadas em projetos da Radix que mais crescem em exigência do mercado. Buscando sempre a diferenciação na indústria, a empresa de engenharia e desenvolvimento de software conta com uma metodologia própria de Construtibilidade, tratando como uma técnica de simulação da Montagem (Construção) antes que ela ocorra, na medida em que o projeto de Detalhamento vai evoluindo.

Aplicável em empreendimentos de modificações de Unidades existentes (Revamps/Brownfields), a técnica necessita da atuação rápida e eficiente da equipe de engenharia na identificação de oportunidades de melhorias e garantia de segurança nas operações. Ao utilizar a Construtibilidade é possível reduzir tempo de fabricação e montagem, riscos durante a fase de instalação e, com isso, garantir orçamento e cronogramas previstos. “Investimentos na disciplina resultam em até 10% de economia média no custo total do empreendimento, de acordo com a Construction Industry Institute, podendo até mesmo superar este percentual”, explicou o engenheiro da Radix Mário Santos.    

A Radix, através de sua equipe de Automação de projetos, aliada com Estruturas & Arranjo e Tubulação, desenvolveu ferramentas, customizou softwares e estabeleceu processos eficientes para assegurar a tomada de decisão mais assertiva, garantindo maior rapidez nas modificações necessárias, cumprindo com o cronograma e orçamento do empreendimento. Na Radix, a equipe de Construtibilidade vem se aperfeiçoando continuamente na busca de resultados cada vez melhores.  

Confira algumas simulações de Construtibilidade utilizando múltiplos modelos 3D: