Notícias

Tecnologia reduz acidentes e gerencia frota de veículos na agroindústria

Dreamstime xxl 4790811 A!prox chega ao mercado com foco em reduzir acidentes e ajudar no gerenciamento de veículos dentro da indústria

Para aumentar a segurança de colaboradores em diferentes tipos de indústrias, como siderúrgicas, óleo & gás, varejo e agroindústria, a Radix desenvolveu uma tecnologia 100% brasileira: o A!prox Segurança. A solução tem como objetivo alertar os operadores de veículos e equipamentos sobre a presença de colaboradores no campo ou planta, evitando assim, pequenos e grandes acidentes. Desde a sua conceituação, o produto se diversificou, trabalhando também com o monitoramento de veículos dentro da indústria – A!prox Logística. 

O A!prox (Alerta de Proximidade da Radix) é uma solução de RTLS (Real Time Location System), isto é, ele controla a localização de pessoas ou equipamentos móveis em tempo real. Usando uma frequência de rádio, os sensores identificam os trabalhadores em um raio de até 50m, com cobertura 360º em torno do veículo, alcançando pontos onde o operador não teria o contato visual. Em caso de identificação de proximidade homem-máquina, um alarme sonoro é disparado, podendo ocorrer o travamento automático de máquinas e tornando o local seguro para presença humana.  

A tecnologia A!prox Segurança já está sendo implantada na Raízen, empresa brasileira com presença nos setores de produção de açúcar e etanol, transporte e distribuição de combustíveis e geração de bioeletricidade. Ao utilizar a solução desenvolvida pela Radix em suas fazendas e ambientes industriais, a Raízen aumenta a segurança dos colaboradores que trabalham no campo ao lado dos equipamentos pesados de plantio, colheita, transporte e transbordo.

Segundo Flávio Waltz, diretor da Radix, a tecnologia se ramificou para outras funcionalidades como a identificação de veículos dentro da fábrica, através de uma única tag colocada no retrovisor do veículo. É neste contexto que surge o A!prox Logística, que já está instalado em uma empresa brasileira líder em siderurgia, fabricante de tubos.

Através do A!prox Logística, é possível monitorar e rastrear veículos dentro de um site industrial e, inclusive, saber o tempo permanente em uma determinada rota, atendendo à lei dos caminhoneiros, que exige que a empresa ao contratar o serviço do motorista, certifique-se do tempo que o mesmo leva em um determinado percurso e, assim, garanta as áreas de descanso e alimentação.

O A!prox Logística é uma solução de localização intramuros, que auxilia no gerenciamento de frotas de veículos e caminhões dentro de um site industrial. O sistema gera relatórios, em tempo real e via internet, com as informações mais importantes da frota, como dados de permanência dos veículos e gráficos que mostram o posicionamento temporal. A solução busca auxiliar na tomada de decisão e tem como objetivo tornar os processos gerenciais mais eficientes.

Os produtos A!prox Segurança e Logística são totalmente desenvolvidos no país, o que os tornam competitivos com relação a custo. Todos os dados coletados pelo A!prox podem ser armazenados em nuvem, facilitando o acesso por celular, tablet e computador. Os operadores também podem receber as notificações via e-mail e sms.  

Entenda mais sobre o A!prox Segurança:


Confira como o A!prox Logística pode ajudar em seus desafios de gestão de frota:


Para saber mais, entre em contato com a equipe do A!prox pelo telefone: (21) 3725-1142 / (21) 3725-1156 ou através do e-mail aprox@radixeng.com.br.