Notícias

Radix agiliza andamento de processos do Saúde Criança após doação de CPUs

Instituição parceira ainda receberá mais equipamentos em segunda visita da empresa de engenharia e software.

Nova sede saude crianca radix doacao Nova sede do Saúde Criança em Botafogo.

A parceria da Radix com a Associação Saúde Criança é de longa data. Desde a fundação da empresa de engenharia e software que a companhia presta serviços voluntários à instituição. Esta semana, a Radix levou mais de 30 CPUs novas, já com o pacote Microsoft instalado e licenciado para a associação e prepara mais equipamentos para uma segunda entrega. 

De acordo com Adriane Menna, gerente de processos e tecnologia do Saúde Criança, os computadores doados vão ajudar no andamento dos processos da associação e também vão impulsionar a ideia de criar uma área de informática para os adolescentes e crianças atendidas. “Estamos muito felizes com a doação da Radix, mais uma vez a empresa nos surpreende positivamente. Os computadores que trabalhamos aqui na instituição são muito antigos. Agora, além das CPUs para nosso trabalho, vamos retornar com a ideia de criar uma estação de informática para incluir as crianças e adolescentes da associação na era digital”, explica.

Mais CPUs estão sendo formatadas pela equipe de TI da Radix para uma segunda entrega para o Saúde Criança. Além das máquinas, a Radix foi a empresa que desenvolveu o site institucional da associação e também o sistema de avaliação e acompanhamento das famílias. “Temos que provar através de dados coletados junto à atividade fim o resultado do nosso trabalho. Com o desenvolvimento do sistema, a Radix contribuiu em muito para a demonstração junto de nossos stakeholders da transformação da vida das pessoas possibilitando a sua escala no Brasil e no mundo” conta a diretora.

Equipe da Radix junto com a equipe do Saúde Criança em entrega das CPUs. 

Coordenador de TI da Radix entrega CPUs junto com carta do CEO da empresa para Saúde Criança. 

Sobre o Saúde Criança:

A Associação Saúde Criança é um empreendimento social, sem fins lucrativos e sem filiação política ou religiosa, que criou uma metodologia pioneira visando reestruturar as famílias de crianças com doenças crônicas e vítimas da desigualdade social, e promover o seu autossustento.

Como a pobreza e a miséria são multidimensionais, o Saúde Criança trabalha de forma multidisciplinar e integrada em cinco áreas: saúde, moradia, cidadania, renda e educação. Portanto, atua no cerne da inclusão social promovendo o desenvolvimento humano.

O trabalho se baseia no Plano de Ação Familiar (PAF), conjunto de ações com metas e prazos de execução. O PAF é elaborado, em parceira com a família, por uma equipe formada por assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras e advogados, entre outros.

A instituição foi fundada em 1991 pela Dra. Vera Cordeiro, médica e clínica geral, com especialização em Psicossomática, que trabalhou por 20 anos no Hospital da Lagoa.

Ao atender os pacientes na pediatria do hospital, Dra. Vera percebeu que o ato médico não se completava. Conseguia tratar a doença, mas as crianças voltavam para casas insalubres, com pais muitas vezes desempregados, sem condições de dar os cuidados adequados após a alta hospitalar. Estava diante de um círculo vicioso: miséria, internação, alta, reinternação e muitas vezes morte.

A frustração diária a levou a criar um movimento dentro do hospital e junto à sociedade civil para fundar, em 25 de outubro de 1991, a Associação Saúde Criança que aborda a real causa de muitas das doenças tratadas em hospitais públicos: a miséria.

Ouvindo famílias que viviam em situação de extrema vulnerabilidade com crianças internadas, criou junto com voluntários, profissionais de saúde e instituições nacionais e internacionais, ao longo dos anos, uma metodologia social, pioneira e revolucionária.

Em 2010, a Instituição tornou-se franquia social. Atualmente, a franquia tem unidades franqueadas no Brasil.

Desde 2000, o Saúde Criança mantém uma representação em Nova York, nos Estados Unidos, chamada Brazil Child Health.