Notícias

Quarta revolução industrial: mais que um conceito. Uma nova era

Revolucao digital industria 40 radix

A quarta revolução industrial ou Indústria 4.0 é a nova tendência tecnológica que já está remodelando as formas de fazer negócios. Com o surpreendente aumento no volume de dados, computadores mais potentes, alta conectividade, avanço da robótica, realidade aumentada e impressão 3D, surgem, cada vez mais, soluções tecnológicas como Internet of Things (IoT), AnalyticsBig DataCloud Computing, compondo a nova era, em que a maior protagonista é a Internet.

Com a nova indústria, empresas investem em um ambiente onde equipamentos e máquinas estão conectados em redes e disponibilizando informações de forma única e em tempo real. Assim, é possível coletar mais dados e fazer um melhor uso deles. Segundo o CEO da Radix, Luiz Eduardo Rubião, a forma como a Indústria 4.0 é percebida hoje por toda a sociedade pode ser nova, mas a empresa já vem há algum tempo investindo em ferramentas para um consumo de energia mais inteligente, maior armazenamento e transmissão de informações em tempo real, unindo redução de custos e aumento de produtividade em diversos setores da economia. 

“É uma transformação digital. Com nosso escritório em Houston, já vínhamos percebendo as necessidades das empresas, de diferentes segmentos, em conseguir reduzir significativamente seus custos, aumentar a produtividade e ter as informações na nuvem, mas de forma segura, evitando ataques cibernéticos. Assim, há algum tempo, a Radix já realiza projetos com foco nessas tecnologias, tanto em empresas de óleo & gás, metalurgias, de mineração, na agroindústria e até em setores como entretenimento e de defesa e segurança. Por exemplo, desenvolvemos internamente softwares para auxiliar de forma inteligente as perfurações de poços de petróleo, como também podemos controlar o forno industrial de carbonização, monitorando sua temperatura de qualquer lugar, ligar ou desligar e ainda controlar os dados históricos do equipamento”, explicou o CEO.

Para a Radix, a Indústria 4.0 não é apenas um conceito e, sim, uma realidade, que está mexendo com a forma como é feita, hoje, a produção de bens de consumo e materiais. Para a empresa de engenharia e tecnologia, a quarta revolução industrial ou Indústria 4.0 traz novos conceitos e tecnologias que contribuem para além da redução de custos e aumento da produtividade, ela surge, também, para diminuir significativamente os desperdícios e mitigar erros.

Leia também:

Indústria 4.0: uma solução para redução de custos e aumento de eficiência no setor de óleo e gás

Chemical Leasing em diferentes setores da economia

Radix é convidada da Microsoft em evento sobre Indústria 4.0

Radix investe em digital asset e integra informações 2D e 3D

Solução de Machine Learning da Radix otimiza e acelera processos

Tecnologia aliada à produção de hardware e software como estratégia de defesa e segurança

Chemical Leasing como estratégia de competitividade

Estudos apontam que a IoT poderá gerar impacto econômico de até USD 11,1 trilhões