Notícias

Ic back

20Jun

Estudos apontam que a IoT poderá gerar impacto econômico de até USD 11,1 trilhões

Dreamstime l 47542046 Diversos dispositivos podem ser ligados à internet ou redes dedicadas

A Internet das Coisas ou IoT (Internet of Thing, em inglês) é posicionada como uma das maiores tendências tecnológicas da atualidade.  Um estudo publicado pela McKinsey (2015) estima que a IoT poderá gerar um impacto econômico de até USD 11,1 trilhões até 2025. Para a IDC - líder em inteligência de mercado e consultoria nas indústrias de tecnologia da informação - (2014), mais da metade dos ganhos associados a IoT estarão em reduções de custos.

Os ganhos que a Internet das Coisas pode proporcionar estão sendo amplamente discutidos por consultorias no mundo todo e todas concordam em um fato: a nova tecnologia tem impacto em quase todos os setores da economia. A Radix é uma das empresas que saiu na frente no mercado e já proporciona soluções de IoT, que reduzem custos de seus clientes de forma significativa.

“Diversos dispositivos podem ser ligados à internet ou a redes dedicadas, colhendo dados, gerando informações e permitindo a comunicação e/ou atuação inteligente e mesmo autônoma entre eles”, conta Afonso Argôlo, engenheiro de desenvolvimento de negócios na Radix.

Os projetos de IoT da empresa com capital 100% brasileiro proporcionam ao cliente novos modelos de negócio, aumento da receita ao antecipar ou aumentar a eficiência de vendas, aumento da eficiência energética, redução dos custos operacionais e redução de custos através da gestão de ativos (manutenção preditiva).

“Aplicamos a solução para a prevenção de falhas de equipamentos, pois conseguimos acompanhar em tempo real a disponibilidade e vida útil das máquinas. Também utilizamos a IoT em projetos de eficiência energética e conseguimos aumentar a eficiência e reduzir custos de diversas indústrias”, explica Bruno Döhler, engenheiro de desenvolvimento de negócios na Radix.