Ic paperPapel e Celulose

A indústria brasileira de papel e celulose é uma das líderes mundiais em produção e desenvolvimento tecnológico, devido ao solo, a genética e ao índice de insolação adequado para produção e crescimento florestal. É um dos segmentos industriais que mais crescem no Brasil em vendas, faturamento e produção. Quase todas as empresas do setor têm feito investimentos em novas plantas, ampliações de plantas existentes, novas áreas de plantio, biogeração elétrica (termoelétricas que utilizam biomassa) e também em tecnologia, principalmente aquelas que contribuem para o desenvolvimento do conceito Smart Forest, análogo ao conceito Smart Farm da agropecuária.

Uma importante característica do segmento de Papel e Celulose é ser constituído pelas áreas industrial e florestal com características, desafios e responsabilidades próprias.

Na área Florestal, considerando silvicultura, colheita e transporte, a Radix oferece serviços de integração de dados gerados pelos equipamentos móveis (multimarcas), que os organiza em sistemas de supervisão, ou gestão de produção, possibilitando a tomada de decisão mais ágil e contribuindo, desta forma, para o aumento de produtividade, redução de tempos de paradas, redução de manutenções emergenciais, manutenção preditiva, entre outros.

A Radix oferece serviços de PDAIT (Plano Diretor de Automação, Informação e Tecnologia), Smart Forest (Sistema de Inteligência Operacional), Integração de Sistemas, Engenharia de Automação / TI / Telecom, observando os novos conceitos de IOT, Big Data e Analytics.

Na área Industrial, a Radix atua praticamente com todo seu portfólio de serviços, oferecendo soluções em Engenharia, Automação e Desenvolvimento de Software.


Ic software color

Software

  • Soluções Radix em Desenvolvimento de Software: Especificação funcional, Definição da arquitetura de software e hardware, Desenvolvimento, Testes, Implantação, Operação assistida, Manutenção

Ic automation color

Automação

  • Soluções Radix em todos os níveis da pirâmide de Automação: Instrumentos, Atuadores, Malhas de controle, CLPs, DCSs, Sistemas supervisórios, PIMS, MÊS, LIMS, Sistemas especialistas e Sistemas ERPs

  • Atividades de destaque: Projetos de auditoria e sintonia de malhas de controle, Controle avançado, Redes neurais e analisadores virtuais (soft sensors), Desenvolvimento e implantação de projetos: MES (Manufacture Execution System), LIMS (Laboratory Information Management System) e PIMS (Process Information Management System), Gestão de Alarmes, PDAIT (Plano Diretor de Automação, Informação e Tecnologia), Projetos de IOT, BigData e Analytics (Indústria 4.0.)

Ic engineering color

Engenharia

  • Projetos conceituais, básicos e detalhados, incluindo VIP (Value Improving Practices) para plantas novas e ampliações, modificações de plantas em operação. Projetos para empresas detentoras de tecnologia, EPCistas e também para produtoras de papel. Experiência em metodologia FEL e no gerenciamento de projetos de engenharia.

Ic bulb

A Radix também usa sua experiência em outros setores industriais para trazer inovação para a indústria de Papel e Celulose. A eficiência energética é outro desafio que vem ganhando força nas indústrias, devido à necessidade da redução dos custos de produção, das políticas de sustentabilidade e da preocupação ambiental, tanto para o consumo de utilidades, quanto para combustíveis e eletricidade. As indústrias de papel e celulose, por exemplo, têm grande preocupação no reaproveitamento de água, redução do consumo de vapor e cogeração através de utilização de biomassa. Para isso, a Radix realiza projetos em:

  • Otimização de consumo energético

  • Redução do consumo de água e de utilidades

  • Redução de custos de produção

  • Aumento de produtividade e melhoria da sustentabilidade

  • Melhorias de operação

  • Eliminação de barreiras departamentais

  • Projetos de engenharia para novas termoelétricas

  • Otimização de termoelétricas em operação

A Radix tem capacidade de atender todas as etapas da cadeia produtiva desta indústria, identificando oportunidades de ganho e tornando-as possíveis, desde a matéria-prima, passando por todos os processos envolvidos, até a distribuição do produto final: papel, celulose ou energia.

Ic end article